Na Lei do Abatá, de 29.4.85, Tia Neiva estabeleceu o horário entre 8 horas da manhã e 10 horas da noite, sendo que um mesmo grupo só poderia repetir outro Abatá com três horas de intervalo do seu último trabalho. Os Trinos Presidentes Triada, conforme consta no Livro de Leis para os Abatás dos Mestres e das Missionárias, estabeleceram os horários de 10 às 12 e de 15 às 19 horas para a realização de Abatás, cabendo lembrar que:
A) só deve participar de um Abatá a ninfa ou mestre que tiver consagrado a Centúria;
B) dos Abatás do dia da Bênção de Pai Seta Branca deverão participar componentes de outras três falanges missionárias que tenham feito a corte no interior do Templo, com, pelo menos, duas voltas; e as Dharman Oxinto serão, no mínimo, duas - uma para comandar e outra para participar com o Canto das Dharman Oxinto, uma vez que a Comandante emitirá o canto próprio do Abatá e não o da falange.
Isso se faz necessário porque as ninfas deverão conduzir as forças das Legiões chegadas com a Corte de Pai Seta Branca, que se somam às forças normalmente atuantes nos Abatás de outros dias.
O Abatá podia ser realizado em qualquer lugar, a critério de seu comandante. Segundo Tia Neiva, em carta de 20.4.85, os componentes deviam “passear nas casas, seguir por todo este Vale, fazendo-se espadas vivas e resplandecentes”. O Abatá não era para ser exclusivamente feito em encruzilhadas, pois, conforme consta no Livro de Leis, no Abatá (item 1.3) e no Abatá das Missionárias (2.4), o local seria escolhido pelo Mestre ou pela Ninfa Comandante, por sua estratégia. Onde fosse necessário um forte trabalho curador e/ou desobsessivo - diante da casa, na rua, ou até mesmo em uma varanda ou em uma garagem - ali poderia ser realizado um Abatá. Até pelas condições de grande impacto de forças espirituais que predominam nas encruzilhadas, um trabalho só deveria ali ser realizado por um grupo de mestres muito firmes e conscientes da sua responsabilidade, para evitar conseqüências desagradáveis. Todavia, em outubro/96, o Trino Arakém determinou que os Abatás fossem realizados sempre nas encruzilhadas, fazendo-os em outros locais somente em casos especiais. Em janeiro/2005, o Trino Sumanã explicou que o local seria o escolhido pelo Comandante, sem obrigatoriedade de ser realizado nas encruzilhadas.
Por decisão dos Trinos Presidentes Triada, de 3.10.98, o Abatá das Missionárias deverá ser realizado, apenas, com componentes de uma única falange, exceto aquela que esteja com a indumentária de prisioneira. A prisioneira deverá participar do Abatá convencional comandado pelos Jaguares.
Considerando a quantidade de escalas que a ninfa missionária está obrigada a cumprir, a partir de 1.11.98 passou a ser escalada apenas uma falange missionária por dia, para a realização do Abatá, ficando a critério da Primeira de falange a quantidade de Abatás a realizar. Todavia, em abril/99, o Livro de Leis estabeleceu a escala para três falanges missionárias. Independentemente da escala, outras falanges missionárias, a critério de suas Primeiras e Adjuntos de Apoio, poderão realizar, também, o Abatá, desde que isso seja previamente comunicado ao 1º ou 2º Devas, conforme recomendou Tia Neiva.
Muitos comandantes se direcionam para o Sol, mas deve o comando estar voltado para a nascente do Sol. No Templo-Mãe, posiciona-se na direção do portão do Vale, que está direcionado para o nascente.
O convite para as emissões fica a critério da Comandante, mas vale lembrar de que deve ser dada atenção para o entrelaçamento, que irá formar a rede magnética. Inicia o par do comando as emissões e os cantos, e, em seguida, o par à frente do comando; depois, iniciam as emissões e os cantos a partir do lado em que está o maior número de médiuns, intercalando os de um lado e do outro, para fazer o entrelaçamento.
Se o número de mestres exceder o necessário previsto na Lei, o Comandante deve alterná-los para emissão e canto, realizando outro trabalho, para evitar desgaste e o prolongamento excessivo do ritual. Podem ser realizados vários Abatás pelo mesmo grupo, sem necessidade de voltar ao Turigano, com apenas uma preparação. Aqueles que não quiserem prosseguir podem sair, desde que fique o número mínimo de participantes. No Abatá de Ninfas Missionárias, a que estiver no comando faz a harmonização inicial e sua emissão, mas não o canto de sua falange e, sim, o canto especial: |
sexta-feira, 26 de abril de 2013
ABATÁ
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário